Cidadania italiana árvore genealógica – Como montar a sua

Muitos brasileiros que possuem descendência italiana tem o desejo de solicitar o reconhecimento de cidadania do país. Pois bem, mas para conseguir dar entrada nesse processo, é preciso apresentar documentos que possam comprovar a sua descendência e é aí que muitas pessoas se perdem. No Brasil, infelizmente nós não possuímos a cultura de conhecer bem toda a nossa linha familiar, e muitos não sabem ao certo quem são os seus ascendentes. Bom, saber bem quem são e de onde vieram os seus antepassados é fundamental para dar entrada no processo de cidadania italiana e nessa tarefa, o melhor modo para isso é por meio da árvore. Hoje você aprender2á tudo sobre cidadania italiana árvore genealógica.

É muito difícil fazê-la? O que é necessário para dar início e deixá-la completa?

Para responder essas e outras perguntas, nós preparamos o texto abaixo com todas as informações necessárias para quem deseja montar a sua própria árvore genealógica italiana. Sendo assim, siga lendo e confira até o final!

Árvore genealógica: o que é?

Antes de qualquer outra coisa, precisamos saber ao certo o que é a árvore genealógica, pois mesmo que o termo seja amplamente conhecido, nem todo mundo sabe bem o que ele significa. Bom, basicamente se trata de um instrumento largamente utilizado para se conhecer as suas origens familiares, levando em consideração os ascendentes mais próximos, até chegar até os mais distantes.

E através da árvore genealógica que é possível reconstruir todo o seu histórico familiar e isso é fundamental para aqueles que desejam solicitar a cidadania italiana.

Conhecendo bem os seus antepassados italianos, você poderá fazer uma pesquisa completa, buscando documentos originais, certidões e tudo aquilo que possa te ajudar a comprovar a sua descendência italiana.

Cidadania italiana árvore genealógica

Cidadania italiana árvore genealógica

A montagem da árvore genealógica tem como objetivo reconstituir todo o seu passado familiar até que você possa encontrar aqueles ancestrais italianos que transmitiram o seu direito à cidadania do país. Se por acaso esse antepassado é seu pai, mãe ou algum de seus avós, e estes ainda se encontram vivos, será muito mais fácil ter acesso ao que você precisa para dar entrada ao pedido de cidadania italiana.

Porém, o fato é que nem sempre isso acontece. Muitas vezes, até mesmo esses parentes mais próximos já faleceram ou então o ancestral italiano que lhe transmitiu o direito à cidadania é muito distante, dificultando o processo de aquisição da documentação.

Abaixo, confira alguns passos importantes para montar a sua árvore genealógica!

Comece por você e vá subindo

Não existe forma diferente de começar a sua árvore genealógica a não ser por você. O início se dá com a sua pessoa no centro, subindo para os seus ancestrais.

Quando alguém decidi dar início a uma árvore genealógica pelos parentes mais distantes, a possibilidade de erros acontecerem é grande, e muitas vezes as pessoas que fazem isso não conseguem completar a árvore.

Comece pelo seu nome, vá para os seus pais, avós, bisavós e assim consecutivamente. Depois disso, comece a conversar com seus familiares e este é o nosso próximo passo.

Converse com familiares para obter informações importantes

Muitas pessoas que não pedem informações a terceiros, só conseguem chegar até o patamar dos avós na árvore genealógica, tem muita dificuldade para sair deste ponto. Nesses casos, a melhor coisa a se fazer é tirar as dúvidas com os familiares que você tem acesso, como pais, tios, avôs e outros que podem lhe fornecer informações concretas sobre os seus antepassados.

Pergunte se eles possuem as certidões dos antepassados, como a e nascimento e óbito, pois isso lhe ajudará muito a continuar com sua árvore genealógica.

A internet é uma ótima aliada

Os familiares são uma ótima fonte de informações, mas muitas vezes eles não possuem tudo o que você precisa.

Nessas ocasiões, é preciso fazer uso da internet para se obter informações sobre tais antepassados e a notícia boa é que hoje existem diversas ferramentas que ajudam na montagem da árvore genealógica.

Um destes é o Family Search, que conta com o registro de centenas de países, lhe dando a chance de encontrar os dados que você precisa saber sobre os seus antepassados, tudo isso de forma gratuita. Vale testar.

Hoje em dia, temos muitos modos de buscam informações sobre o nosso passado, basta ter dedicação, paciência e muito esforço! Gostou das informações sobre cidadania italiana árvore genealógica? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *