Cidadania italiana consulado: Quanto tempo demora no Brasil? Detalhes e alternativas! - Sua Cidadania Italiana

Cidadania italiana consulado: Quanto tempo demora no Brasil? Detalhes e alternativas!

Muitas pessoas têm o desejo de mudarem para a Itália e construírem a sua vida por lá. Além da riqueza histórica e cultural que o país tem, a economia italiana é estável e a qualidade de vida que os seus habitantes possuem é gigantesca, atos que tornam o destino é tão almejado por muitos brasileiros. E tudo isso melhora quando você tem a oportunidade de se tornar um cidadão italiano, possuindo todos os direitos que aqueles que nasceram lá possuem. Diariamente brasileiros pesquisam sobre cidadania italiana consulado, principalmente no que diz respeito a prazos.

Bom, para aqueles que têm um laço sanguíneo com algum italiano nato, com a comprovação documental do vínculo e descendência, é possível dar início ao processo de reconhecimento de cidadania italiana, tornando-se assim um ítalo-brasileiro, ou seja, com duas cidadanias.

Para dar início ao processo de cidadania, você deverá buscar um consulado da Itália e apresentar os documentos exigidos. Será que isso demora muito?

Confira um pouco como funciona o processo e quanto tempo ele leva.

O processo de cidadania italiana

Para dar início a todo o processo, é necessário que você saiba que cada documentação exigida possui necessidades particulares a ela, ou seja, levará um certo tempo para que você tenha tudo em mãos e da forma correta.

E não existe um tempo pré-determinado para que você consiga o reconhecimento de sua cidadania italiana, e o período para que isso aconteça dependerá de três etapas em específico:

  • Reunião dos documentos exigidos;
  • Preparação das certidões;
  • Local onde decorrerá todo o processo.

Reunião dos documentos

Aqui, você precisará de muita pesquisa e um pouquinho de sorte também. Há famílias muito bem organizadas e que possuem todos os documentos de seus membros guardados, e em situações assim, fica muito mais fácil ter em mãos os documentos exigidos pelo consulado.

Nesses casos, será apenas necessário a solicitação de segundas-vias, coisa que demora apenas algumas semanas.

Porém, nem todo mundo possui esse tipo de privilégio. Muitas famílias nem sabem qual é o ancestral italiano ou onde deve começar a procurar pelas certidões. Nessas situações, muita pesquisa é necessária e costuma levar um tempo maior para a reunião dos documentos.

Preparação de certidões

Essa é a etapa considerada a mais importante de todo o processo após a análise. A interpretação de regras dos Consulados Italianos devem ser levadas em consideração ao tentar estipular um tempo par, principalmente no caso de serem necessárias retificações, que são correções em nomes, datas e locais presentes nas certidões.

Cidadania italiana consulado no Brasil

Aqueles que desejam realizar a solicitação de reconhecimento de cidadania italiana precisam aguardar nas enorme filas que existem nos consulados da Itália no Brasil.

Normalmente, a convocação do órgão para a apresentação dos documentos leva entre 06 e 12 anos, e após isso, o consulado tem que dar o seu parecer em até 730 dias(período definido por lei) .

Ou seja, desde o processo de entrada na fila, passando pela montagem do processo, convocação consular e análise de documentação, o período para se conseguir o reconhecimento de cidadania italiana leva, em média, de 8 a 14 anos.

Bom, ai vem uma grande questão: muitas pessoas tem projetos a curto e médio prazo e buscam alternativas, algo que inicialmente apresenta dois caminhos, sendo o primeiro a cidadania italiana administrativa na Itália e o segundo a cidadania italiana judicial via Tribunal de Roma. Quer entender mais? Confira:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *