Cidadania italiana documentos - Quais são necessários? Onde conseguir? - Sua Cidadania Italiana

Cidadania italiana documentos – Quais são necessários? Onde conseguir?

Se você se enquadra em todas as exigências para se tornar um cidadão da Itália e tem a total certeza do seu direito ao reconhecimento de cidadania, saiba que na hora de fazer a sua solicitação você necessitará ter alguns documentos em mãos. Confira tudo sobre cidadania italiana documentos.

Abaixo, daremos um panorama geral a respeito do que você precisa ter para promulgar a sua cidadania italiana. Confira!

Vamos a uma listinha básica desses documentos, lembrando que você precisará de todas as certidões, que vão desde o seu ascendente italiano, até você. São eles:

  • Certidão de nascimento do antepassado italiano (para casos específicos, a certidão de batismo);
  • Certidão de casamento do antepassado italiano;
  • Certidão de óbito do antepassado italiano
  • CNN (Certidão Negativa de Naturalização do antepassado italiano).
  • Certidões de nascimento, casamento e óbito (quando ocorrido) de todos a frente na linha (certidões brasileiras em inteiro teor)
  • É provável que o antepassado italiano tenha a certidão de nascimento (ou batismo) italiana e os documentos seguintes, casamento e óbito, no Brasil, devido a imigração. Na maioria dos casos, utiliza-se apenas um documento e italiano.

*Haverá casos onde será solicitado a apresentação de documentos complementares. Você pode conferir mais informações no site do Consulado Italiano mais perto de sua residência. Lembrando que a apresentação desses documentos é apenas necessária para quem deseja conquistar a cidadania via descendência.

Documentos para cidadadania italiana

Esse talvez seja o maior impasse sofrido por muitos que desejam passar pelo processo de reconhecimento de Cidadania Italiana.

Antes de prosseguir: Não tem certeza se você tem direito a cidadania italiana? Então consulte nosso post!

Geralmente, as certidões de nascimento, casamento e óbito de antepassados brasileiros podem ser obtidas via familiares ou então requisitadas em cartórios. Quando estamos falando de familiares italianos, isso já é um pouco mais complicado.

Se o seu parente nasceu no país, provavelmente a certidão dele foi feita lá. Aliás, caso ele tenha se casado na Itália, a certidão de casamento também será estrangeira e você precisará de ambas para provar que o seu antepassado era realmente italiano e se o seu avô, é realmente filho de tal casamento.

No passado, era muito comum que os estrangeiros viessem ao Brasil, muitas vezes em condições precárias e em viagens demasiadamente longas. Nesse processo, é normal que muitos tenham perdidos seus documentos e certidões originais que carregavam.

Há também os casos de documentos que foram preservados nas viagens, mas acabaram por se perder em baús de família. Nesses casos, você pode contratar especialistas para procurar pelas certidões originais em território italiano.

Cidadania italiana documentos

Certidão Italiana de Nascimento

  • Nome original de registro;
  • Data e local do nascimento;
  • Nome dos pais e dos avós maternos e paternos;

*Há certidões que constam a data de nascimento dos pais, assim como informações referentes ao casamento e ao divórcio (caso tenha ocorrido).

CNN – Certidão Negativa de Naturalização

Além dos três diferentes tipos de certidão que mencionamos ao longo do texto, você também precisará da CNN. Você sabe o que é?

Bom, é o documento que prova que o seu antepassado não se naturalizou brasileiro antes do nascimento dos seus filhos.

Isso é bem comum e impede que você possa se tornar um cidadão italiano.

Você já verificou se o seu parente italiano passou por um processo de naturalização brasileira antes do nascimento de seus descendentes? Bom, se isso aconteceu o seu direito à cidadania italiana será comprometido.

Isso acontece pois, quando um italiano se naturaliza brasileiro, ele passa a ser um cidadão do Brasil como qualquer outro. Ou seja, se tiver filhos após esse processo, eles serão descendentes de um brasileiro, por isso, sem direitos à naturalização italiana.

E é justamente para provar que isso não aconteceu, que você deve apresentar a Certidão Negativa de Naturalização.

Mas lembre-se: quando o processo de naturalização brasileira acontece depois do nascimento do filho (seu antepassado, motivo de sua solicitação) não acontece a perda de transmissão da cidadania italiana. Nesses casos, você tem que apresentar a certidão positiva de naturalização, CPN, que é emitida pelo Ministério da Justiça.

Qual o formato de apresentação dos documentos

Os documentos que mencionamos acima devem ser apresentados em uma forma específica, aquilo que chamam de formato “Inteiro Teor”.

Você sabe o que é um documento “Inteiro Teor”?

Basicamente, este termo significa que aquilo que você apresentou possui todas as informações, anotações e averbações que existem no registro civil, em outras palavras, a versão completa do documento.

O documento Inteiro Teor é importante para mostrar as correções e alterações nos dados, por exemplo. Em documentos antigos, erros em datas e nomes eram bem comuns, e será o Inteiro Teor que indicará todas as eventuais retificações (correções) feitas e o que havia de errado anteriormente.

Para que você consiga as certidões Inteiro Teor, você terá que entrar em contato com o Cartório responsável para descobrir cada uma das exigências feitas na emissão de determinado documento.

Exemplo de certidão em inteiro teor

Em algumas regiões, é solicitada a apresentação do documento de identificação e requerido o preenchimento de um requerimento enviado ao oficial ou ao Juiz da Comarca.

Nesses casos, se mantenha atento aos prazos e procedimentos necessários para a solicitação das certidões inteiro teor, pois esses costumam mudar de cidade para cidade.

Por exemplo, no caso das capitais, os cartórios normalmente demoram até 1 semana para entregar o documento. Mas em cidade menores, geralmente do interior, o tempo costuma ser maior, variando de 15 a 30 dias, já que o pedido deve ser autorizado pelo juiz local.

Entendeu tudo sobre cidadania italiana documentos? Caso tenha dúvidas, deixe nos comentários!

4 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *