Consulado italiano no Brasil – Quais as jurisdições por estado?

Já imaginou como seria viver na Itália, um dos países mais desenvolvido do mundo. Uma ampla riqueza cultural, histórica e com uma economia pujante, a Itália é um país muito cobiçado por muitos brasileiros, principalmente para aqueles que possuem o direito à cidadania. Isso mesmo, para além do morar, muitos buscam ser reconhecidos como verdadeiros cidadão italianos, por possuírem descendência de algum ancestral que era legitimamente italiano.

E possuindo esse direito, nada mais justo do que ir atrás dele, certo?

Pois bem, mas não é tão simples assim, todo o processo de solicitação de cidadania italiana demora um tempo e é preciso estar atento aos detalhes para fazer tudo da maneira mais correta possível. Um dos pontos que é preciso se atentar, é o consulado italiano responsável por seu Estado, pois será necessário ir até ele para dar a entrada de sua solicitação de reconhecimento de cidadania.

Se você possui essa e outras dúvidas a respeito do tema, fique tranquilo. Nós preparamos um texto bem completo pra te ajudar a entender melhor sobre o processo e saber ao certo qual o consulado italiano atende o seu estado.

Cidadania Italiana: o que é e como tirar?

Bom, basicamente ela se trata do reconhecimento do Estado da Itália de que você é um verdadeiro cidadão do país, no caso de você ser um descendente de um cidadão de lá. Para a solicitação da cidadania italiana, não existem limites geracionais. Basicamente, todo filho de um italiano também é considerado um cidadão do país, mesmo que possua sobrenome diferente e tenha nascido em território estrangeiro.

Se você possui esses requisitos, pode dar entrada ao seu processo de solicitação, porém, deverá ter em mãos os documentos necessários a serem apresentados no consulado de seu estado.

Você deverá ter em mãos os documentos de todos os seus ascendentes, ou seja, desde o primeiro ascendente até os requerentes. Você deverá ter as certidões de nascimento, casamento e óbito deles, todas devidamente apostiladas e traduzidas por um profissional juramentado.

Como saber qual a jurisdição do consulados italiano? Onde devo procurar e meu estado?

Bom, digamos que você se enquadra nos requisitos para ser considerado um cidadão italiano, já montou a sua árvore genealógica e já tem em mãos todos os documentos necessários para dar abertura ao processo.

Agora, será o momento de ir até o consulado responsável pela região onde você mora, pois será por lá que tudo vai ocorrer.

Mas o Brasil não possui consulados italianos em todos os estados e nisso muita gente fica confusa onde deve ir para dar início ao procedimento de reconhecimento de cidadania.

Bom, desde o ano de 2012, acolhendo todas as vontades e expectativas da coletividade, houveram algumas reformas em relação às jurisdições dos consulados italianos no Brasil, visando a melhoria dos serviços consulares.

E dessa forma, o mapa de consulados no país responsáveis por cada estado ficou da seguinte forma

Consulado Italiano: Qual o seu?

  • Consulado Geral da Itália em São Paulo: responsável pelo estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre;
  • Consulado Geral da Itália em Curitiba: responsável pelo estado do Paraná e Santa Catarina;
  • Consulado Geral da Itália em Porto Alegre: responsável pelo estado do Rio Grande do Sul;
  • Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro: responsável pelo estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo;
  • Consulado da Itália em Belo Horizonte: responsável pelo Estado de Minas Gerais;
  • Consulado da Itália no Recife: responsável pelo estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe;
  • Chancelaria Consular da Embaixada da Itália em Brasília: responsável pelo Distrito Federal, Estados do Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Roraima, Tocantins e Suriname.

Vale mencionar também, que esses consulados explicitados acima não servem apenas para a solicitação de reconhecimento de cidadania italiana, também trabalhando para os mais diversos serviços consulares, como:

  • Naturalização;
  • Legalização;
  • Emissão de passaportes;
  • E dentre outros mais.

Lembrando que, para realizar esses serviços, inclusive o início do processo de cidadania italiana, é recomendado a realização de um agendamento, que é realizado através do site de cada um dos consulados.

De toda a forma, se você deseja começar a jornada para se tornar um verdadeiro cidadão da Itália, estude bem os requisitos e exigências, assim como o passado da sua família e boa sorte!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *