Antenato para cidadania italiana? Localize documentos na Itália

Você tem vontade de viver na Itália sendo considerado um verdadeiro cidadão italiano? Bom, esse é o desejo de muitos brasileiros e é totalmente justificável, afinal, o país é lindo, possui uma cultura milenar e pujante e oferece uma ótima qualidade de vida aos seus habitantes, ainda mais se você possui cidadania italiana. Neste post, explicaremos tudo sobre documentos na Itália.

Mas para se tornar cidadão italiano são necessários alguns pré-requisitos, e eles não são tão simples assim de conseguir.

A primeira coisa que você é precisa é ter o direito da cidadania. Ou seja, é necessário que você tenha em sua família um ascendente que realmente foi um legítimo cidadão italiano, e a partir disso, você deverá traçar a sua árvore genealógica, oferecendo ao governo italiano os documentos e certidões necessárias que possam comprovar que você é descendente de italiano.

Mas quais são esses documentos, você sabe? E onde é possível conseguí-los?

Essas dúvidas são relativamente frequentes entre aqueles que possuem o direito à cidadania e gostaria de tê-lo em mãos, porém, não sabem por onde começar.

E se você chegou até este texto, tenho convicção de que você está entre esses, e é por isso que escrevo este texto. Abaixo, você verá a reunião das principais informações referentes aos documentos necessários para a entrada com o processo de cidadania italiana.

Sendo assim, siga com a sua leitura e venha conferir!

Pesquisar documentos na Itália

Esse é um dos momentos mais difíceis, já que não se sabe por onde começar e onde se deve procurar os documentos. Mas vamos com calma, você conseguirá se tiver paciência.

A primeira coisa a ser feita é justamente conversar com a sua família. Isso mesmo, estabelecendo um diálogo com os familiares – principalmente com os mais velhos – você conseguirá extrair informações essenciais para o início do seu processo de ter a cidadania italiana.

Quem tem direito a cidadania italiana? Entenda!

Busque saber quem são os seus ascendentes, onde nasceram, viveram e quando essas coisas aconteceram. A partir disso, você terá uma referência básica de onde deve começar com a sua busca pelas certidões arquivadas, os itens que provarão a sua descendência.

Lembrando que, nem na Itália e nem no Brasil, existe um tipo de central de certidões, onde ficam arquivadas todas as certidões dos cidadãos de cada país.

Monte a sua árvore genealógica

Você provavelmente já ouviu falar desse termo, mas talvez não saiba a fundo o que ele é e nem pra quê serve.

Basicamente, a árvore genealógica é um anexo que compila dos seus principais ascendentes, traçando linhas familiares que partem de você e sua geração e vão voltando ao tempo, passando pelas gerações anteriores de antepassados até chegar até o ponto que você deseja.

Sendo assim, montar a sua árvore genealógica é essencial. Faça isso e individualize os dados de cada certidão, com o nome, local e data do evento (seja ele o nascimento, casamento ou morte).

De nada adiantará você contatar os locais onde provavelmente estão arquivados os documentos, se você não possui informações corretas.

Qualificação de informações

Qualifique as suas informações antes de tudo.

Ou seja, vá atrás da certidão mais próxima: a sua. Com sua certidão de nascimento em mãos, você poderá conferir onde ela foi lavrada, informação também presente em seu RG.

Em sua carteira de identidade você tem todas as fontes de informações, desde os dados da certidão de nascimento (para os solteiros), e dados da carteira de identidade (para os casados).

Em sua certidão de nascimento, por sua vez, estarão os nomes de seus pais e também avós, havendo também, o local de casamento de seus pais. Uma certidão leva à outra e é assim que você deve fazer a sua pesquisa.

Confira nosso post completo com todos os documentos cidadania italiana!

Mas fique atento, principalmente com os nomes e sobrenomes de origem italiana. No Brasil, Giuseppe é José, Giovanni é João e Pietro é Pedro, por exemplo. Então, ao solicitar uma pesquisa, você terá que informar todas essas possíveis variações nos nomes de seu ascendente.

A internet é um ótimo local para te ajudar nessa tarefa.

Já com relação às datas de nascimento, casamento e óbito, você deve fazer um trabalho comparativo, cruzando os dados que você tem.

Por exemplo, na certidão de casamento você terá a data de casamento do noivo. Fazendo as contas, você poderá saber em média o ano de nascimento dele.

Ah, vale lembrar que ao apresentar nos cartórios as certidões, os órgão exigem o documento no formato Inteiro Teor, e não a versão Breve Relato.

Certidões de Igreja Itália

As certidões de nascimento brasileiras podem ter sido lavradas tanto no cartório, como também em igrejas

Mas saiba que as certidões de batismo lavradas em igrejas são aceitas apenas até a data de 01/01/1889, e os consulados italianos não aceitaram certidões emitidas posteriormente a essa data.

Geralmente, as informações e registros das certidões estão contidas em centrais, ou seja, em Dioceses Matrizes, e não em capelas individuais. São as Dioceses que são as responsáveis pela jurisdição de um município, e por isso você terá que descobrir qual a central que armazena os registros do seu ascendente na cidade procurada.

Certidões de cartórios Itália

O uso de cartórios para registro civis começou no Brasil em 1888, e conforme mencionamos acima, certidões anteriores a essas datas podem estar arquivadas em igrejas.

No Brasil, há alguns diferentes tipos de cartório em funcionamento, e dentre eles, os Cartórios de Ofícios de Registro Civil, e é aqui que as certidões de nascimento, casamento e óbito estão lavradas.

Certidões em território Italiano

Se você desconhece o local exato de nascimento, batismo ou casamento, terá que fazer uma pesquisa do registro, necessitando encontrar o livro onde o nascimento, batismo ou casamento de seu antepassado foi registrado.

Conhecendo o local, você terá que buscar a certidão.

O mais indicado no caso das certidões estarem lavradas em território Italiano, é a contratação de serviços que possam fazer a busca e pesquisa de certidões italianas para você.

Tenha paciência e tenha em mãos tudo o que for possível a respeito do seu ancestral italiano, quanto mais informações melhor.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *